Artigo

Terapia Floral – Os 12 Curadores de BACH e os Signos

A terapia floral nasceu na Inglaterra na década de 30, com o médico bacteriologista e homeopata Dr. Edward Bach, que acreditava que o reino vegetal tinha uma relação muito especial e direta com a alma humana.

O Método consistia em extrair as virtudes curativas das flores, através das energias vibracionais sutis de cada uma e transforma-las  em essências florais.

Ao observar as plantas, numa caminhada feita pela manhã, o Dr. Bach teve um “insigth” (intuição). Observou que as gotas de orvalho sobre as pétalas com os raios do sol incidindo sobre elas,  extraia seus poderes curativos. Por isso, concluiu que se coletasse o orvalho antes que evaporasse, teria então um medicamento. Surgiu então os primeiros  Florais de Bach.

O trabalho que ele desenvolveu com as flores foi incentivado por sua convicção de que a Humanidade como um todo era composta de doze tipos de grupos definidos. E cada indivíduo pertence a um desses grupos, tendo em comum diferentes traços de caráter, de personalidade e de temperamento.

Ele acreditava que deveria tratar a pessoa e não a doença, e que esta nada mais é, que o desequilíbrio entre o nosso Eu Superior (alma) e  o Eu Inferior (personalidade).

De acordo com Bach, os membros de cada grupo são claramente reconhecíveis pelo seu comportamento, suas atitudes e sua expressão. Ele também observou que esses vários tipos se tornavam especialmente evidentes quando estavam doentes.

E assim, em vez de tratar a doença, Bach passou a tratar a personalidade, a índole e o temperamento dos seus pacientes.

Ao pesquisar os estados de ânimo demonstrados pelos 12 tipos diferentes, ele  descobriu que existiam 12 estados mentais principais, ou seja, os desequilíbrios:

  1. Medo
  2. Terror
  3. Tortura mental ou preocupação
  4. Indecisão
  5. Indiferença ou enfado
  6. Dúvida ou desânimo
  7. Excesso de preocupação com os outros
  8. Fraqueza
  9. Falta de confiança em si mesmo
  10. Impaciência
  11. Excesso de entusiasmo
  12. Orgulho ou insociabilidade

E então surgiram os 12 curadores: mimulus, rock Rose, agrimony, scleranthus, clematis, gentian, chicory, centaury, cerato, impatiens, vervain e  water violet.

Embora os florais não tenham sido concebidos à luz da astrologia e nem o Dr. Bach fosse astrólogo, ele sintonizava-se com a ordem arquetípica que dita as leis naturais e que, de fato, rege os processos naturais e também revelam as características humanas e seus desequilíbrios.

Assim, os 12 estados mentais correspondem aos doze remédios, uma vez que cada tipo de signo apresenta uma fraqueza que pode ser superada à medida que evoluímos.

PETER DAMIAN, autor do livro “A astrologia e os Florais do Dr. Bach – os 12 remédios do Zodíaco”, associou cada um dos 12 remédios a um signo solar.

E o mais interessante é que ao fazermos uma comparação entre as características das pessoas que nascem em cada signo astrológico e as características das falhas a serem atendidas pelas doze essências originais, temos um perfeito casamento entre elas, sendo que para cada signo temos uma essência para ajudar a despertar a virtude necessária ao seu equilíbrio, como veremos a seguir:

MIMULUS  (mimulus guttatus)
CAPRICÓRNIO
Cardinal — Terra
21 de dezembro — 21 de janeiro

Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco natural. É regido pelo planeta Saturno.

O tipo que necessita de mimulus sofre de medos de origem conhecida. Esses medos são do tipo inoportuno — medos que chegam devagar, mas permanecem e se alimentam de inseguranças causadas por experiências passadas, que solapam qualquer vontade de melhora pessoal.  Os medos geralmente têm relação com eventos mundiais ou assuntos materiais, pois o “tipo mimulus” procura segurança pessoal e status nessas áreas.

Pessoas do “tipo mimulus” podem ser muito desconfiadas. Fazem parte do grupo de pessoas que se afastam de seus pares, embora não gostem de ficar sozinhos porque consideram o fato de estar só como sinônimo de serem ignorados.  O “tipo mimulus” questiona suas próprias fraquezas, não gostando de pensar que, de alguma forma, está se revelando. Sentimentos de inferioridade impulsionam suas realizações.

O tempo pode empurrá-lo para frente ou paralisá-lo, pelo medo da perda, medo da pobreza, medo de não ser apreciado.

Pessoas do “tipo mimulus”, não têm calor humano nem senso de humor. Levam a vida — e a si próprios — muito seriamente. Querem ser respeitados, ou considerados profundos e excepcionais. Quando contrariados, podem ser inescrupulosos só por causa de seu medo — seja ele real ou imaginário.

ROCK ROSE (helianthemum nummularium)
PEIXES
Mutável — Água
21 de fevereiro — 21 de março
Um estudo deste signo propiciará outra perspectiva do tipo Rock Rose.

Peixes é o décimo segundo e o último signo do Zodíaco, regido por  Netuno.

Em geral, prescreve-se Rock Rose para casos de emergência ou para crises violentas de terror; como remédio, é o principal item da famosa combinação de cinco flores de Bach chamada Rescue Remedy. Não obstante ser o terror para o qual se prescreve Rock Rose do tipo agudo, algumas pessoas sofrem do efeito cumulativo e de uma sensibilidade marcante para este tipo de ataque. Essas são as pessoas que representam o “tipo rock rose”.

Esse tipo toma-se facilmente vítima do terror. Muitas vezes também é alvo de abuso, ou de crises de pânico. As pessoas deste tipo oferecem campo propício para todas as formas de neuroses, sendo sempre passíveis de serem atingidas por doenças da psique. Bem diferente do medo de Mimulus, o medo do “tipo rock rose” é criado pelo fantasma do desconhecido escondido no seu subconsciente ou emboscado na psique.

São pessoas de aspecto pálido, não lânguidos, mas de uma palidez provocada pelos temores que as afligem. Em geral, têm os pés frios; a maxila fica endurecida de tensão.

AGRIMONY (agrimonia eupatoria)
SAGITÁRIO
Mutável — Fogo
21 de novembro — 21 de dezembro
Um estudo deste signo propiciará uma valiosa descoberta do tipo agrimony.

Representado pelo Centauro (metade superior homem/metade inferior cavalo), Sagitário é o nono signo do Zodíaco.  Regido por Júpiter.

As pessoas que precisam do “tipo agrimony” transmitem uma sensação da bonomia que, na verdade, não é mais do que um disfarce para acobertar uma mente tumultuada. Na aparência, parecem despreocupadas, mas essa despreocupação é usada como fachada para esconder seus problemas interiores, raramente discutidos.

Tendem a passar por períodos de grande desassossego. Podem até recorrer ao álcool, às drogas, aos jogos de azar ou a outros comportamentos abusivos, para diminuir ou afastar preocupações interiores.

O ”tipo agrimony”  construtivo é o verdadeiro otimista. Corajoso, alegre, de boa índole, é capaz de sorrir frente à desgraça. Leva sua preocupação na brincadeira porque sabe o que realmente vai perdurar na sua vida. São pessoas pacíficas por excelência — alegram o coração de todos os que com eles convivem.

SCLERANTHUS (scleranthus annuus)
LIBRA
Cardinal — Ar
21 de setembro — 21 de outubro
Um estudo deste signo esclarecerá melhor o tipo Scleranthus.

Libra é o sétimo signo do Zodíaco, é regido por Vênus.

O “tipo Scleranthus” sofre de indecisão. É hesitante e inseguro, facilmente desequilibrado e confuso. Não consegue resolver o que tem de fazer.

Seu comportamento pessoal brinca de “gangorra” entre extremos de mentalização e disposição e, não sendo muito resistente, está sujeito ao esgotamento nervoso. Muitas vezes sofre de náuseas ou vertigem.

Quietos e pacíficos por natureza, na sua indecisão não procuram aconselhar-se, como faria o “tipo cerato”. Nem é tão facilmente confundido diante de inúmeras possibilidades de uma só vez. A indecisão aparece mesmo quando se confrontam com duas alternativas apenas.

Incapazes de tomar decisões chegam eventualmente a uma escolha seguindo o seu próprio critério. É provável que demorem em fazê-lo, o que os faz tenderem à procrastinação, não pelo medo das consequências, mas pela própria indecisão.

Os “tipos Scleranthus” construtivos são calmos e seguros em suas decisões. Têm confiança na própria capacidade de saber quando, e se, qualquer decisão é realmente necessária. Judiciosos, equilibrados, moderados, refletem externamente a harmonia que sentem por dentro. Justas e íntegras, estas pessoas são procuradas e respeitadas pelos conselhos que dão.  São  aqueles que encontraram o Tao.

CLEMATIS (clematis vitalba)
CÂNCER Cardinal — Água
21 de junho — 21 de julho
Um estudo deste signo propiciará uma maior e melhor perspectiva do tipo Clematis.

Câncer é o quarto signo do zodíaco, é regido pela LUA.

O próprio Bach descreveu as pessoas deste grupo como indivíduos de olhar distante e indiferente, sonolento, sensível aos sons, de um aspecto pálido que indica falta de vitalidade. Vivendo mais voltados para a própria mente e para os seus sonhos, as pessoas do “tipo clematis” se encontram, de fato, em estado mental de indiferença. Desatentos, preocupados com os próprios pensamentos, retraem-se para dentro de um mundo de irrealidades e fantasias, como um caranguejo na sua concha, diante de qualquer ameaça de desconforto ou de dor.

Pouco faz para se livrar das doenças ou de circunstâncias infelizes. Sendo extremamente sensíveis, preferem se retrair. E, embora eles sintam profundamente, parecem incapazes de mostrar que se importam, pois têm pavor de sua própria vulnerabilidade. Podem tornar-se peritos em resistência passiva.

O “tipo clematis” construtivo dedica-se a atividades sociais diversificadas e demonstra um interesse ativo pelo mundo ao seu redor. São receptivos e atenciosos, e podem ser extremamente criativos e versáteis.

GENTIAN (gentiana amarella)
TOURO
Fixo — Terra
21 de abril — 21 de maio
Um estudo deste signo oferece uma boa perspectiva do tipo Gentian.

Touro é o segundo signo do Zodíaco  e é regido por Venus.

O temperamento do “tipo gentian” geralmente é negativo. Estas pessoas quase sempre são tomadas pela depressão e a melancolia; desanimam com facilidade.

Teimosas e de atitudes firmes, são difíceis de curar quando doentes devido ao seu negativismo diante da vida. Imaginam-se herdeiros ou vítimas de quaisquer doenças ou males, e no que diz respeito ao seu estado de saúde, são suscetíveis à mínima sugestão negativa.

Estão sempre inventando desculpas pata abandonar as coisas que estão fazendo ou se queixar delas.  Não conseguem captar a relação que existe entre as coisas, e tendem a atravessar cegamente os seus dias — se é que de fato se movem — pois seu temperamento é resistente, e permite que a inércia leve a melhor, ficando cada vez mais imobilizadas.

Dão a impressão de serem preguiçosas, porém, é mais provável que tenham medo de tentar algo de novo.

CENTAURY (centaurium umbellatum)
Virgem
Mutável — Terra
21 de Agosto — 21 de Setembro
Um estudo deste signo propiciará a perspectiva do tipo Centaury.

Virgem é o sexto signo do Zodíaco, é regido por Mercúrio.

As pessoas “tipo centaury” mostram uma falta de vontade que os toma vítimas fáceis de imposições ou de exploração, chegando mesmo ao ponto de servidão. Faltando-lhes uma individualidade definida, “tipo centaury”  são encabulados e tímidos. Na sua ansiedade exagerada, fazem tudo para agradar e são facilmente manipulados e dominados.

O “tipo centaury” encontra dificuldade para defender suas posições. São facilmente influenciados. Os conselhos fortuitos aumentam e distorcem ainda mais sua pouca individualidade. O “tipo centaury” construtivo sabe como, e a quem, servir. Fazem-no de forma calma, eficiente, em silêncio e com discrição. São judiciosos, tanto no que se refere aos seus esforços em favor dos outros quanto em questões de carácter pessoal. Participam da coletividade — mas nunca serão vítimas dela — optando pela sua própria individualidade e sua missão na vida.

CERATO (ceratostigma wilmottiana)
GÊMEOS
Mutável — Ar
21 de Maio — 21 de Junho
Um estudo deste signo propiciará a perspectiva do tipo de Cerato. 

Gêmeos é o terceiro signo do Zodíaco, é regido por  Mercúrio.

As pessoas que necessitam de Cerato não confiam em si mesmas, nem sabem julgar a si próprias. Por essa razão, e por ansiarem vorazmente por informações sobre qualquer assunto, estão sempre se aconselhando com terceiros.  Inconstantes, tagarelas e dotados de pouca concentração, os “tipos Cerato” conseguem exaurir os que os cercam com infindáveis perguntas em busca de aconselhamento. Esta característica de personalidade parece indicar falta de convicção. E muitas vezes isso é verdade.  Eles temem a “cobrança”, e esse temor é responsável pela hesitação nervosa. Na melhor das hipóteses, falta-lhes continuidade de pensamento e ação.

O “tipo Cerato” construtivo mostra uma confiança serena. Como a coruja, mantém uma dignidade e uma sabedoria que transcendem a sua idade. São muito intuitivos.

CHICORY (Cichorium intybus)

ESCORPIÃO

Fixo – Água

21 de outubro – 21 novembro

Um estudo deste signo propiciará uma boa perspectiva do tipo Chicory. Este tipo chicory são ciumentos e possessivos. Tentam manter as pessoas a quem querem bem em estado de constante dependência. Quando essa energia é atraída pra dentro ao invés de pra fora, pode potencializar a preocupação egoísta pelo poder, ou por qualquer tipo de cobiça.

Os nativos de escorpião são naturalmente reticente, esses indivíduos nunca se revelam e, portanto são difíceis de compreender. Possuem um poder penetrante de discernimento, aliado a uma vontade implacável que, quando desperta, combina a paixão com a resistência para criar uma determinação ferrenha, que em geral é irresistível.

O “tipo chicory” construtivos mostram-se abnegados. Com coragem transformam a agressividade em força a favor de causas louváveis.

IMPATIENS (impatiens glandulifera)
ÁRIES
Cardinal — Fogo
21 de março — 21 de abril
Um estudo deste signo esclarecerá o tipo de Impatiens.

Aries é o primeiro signo do Zodíaco, é regido por Marte.

Como sugere o nome deste remédio floral, as pessoas deste tipo sofrem de impaciência e irritabilidade. De pensamento e ação rápidos, entendem as ideias novas com maior presteza do que a maioria das pessoas, e logo se impacientam com os que não conseguem acompanhá-los.

Preferem trabalhar sozinhos, sem embaraços, seguindo seu próprio ritmo. Nada acontece com a rapidez necessária para satisfazer esses tipos impacientes. Ficam zangados quando são “derrubados” por qualquer doença (e “derrubados” é o termo certo porque estão sempre correndo), ressentindo sua intromissão e exigindo cura rápida. Recusam-se a atender ao pedido que a própria Natureza lhes faz de diminuir o passo. Não tendo disciplina nem controle de si mesmos, tendem a se acidentar. Invariavelmente, enveredam por caminhos onde os anjos não ousam pisar.

O “tipo impatiens” construtivo coloca-se à frente do que está sendo feito e não põe a culpa nos outros quando comete erros ou falhas pessoais. Quando seus ideais mais elevados são ativados, ele demonstra ter autocontrole e autossuficiência.

VERVAIN (verbena officinalis)
LEÃO
Fixo — Fogo
21 de julho — 21 de agosto
O estudo deste signo oferecerá a perspectiva do tipo Vervain.

O Sol é o planeta regente de Leão, quinto signo do Zodíaco.

Bach tinha o seguinte a dizer sobre as pessoas que precisam de Vervain:  “Elas têm o entusiasmo e o estímulo de quem possui grande sabedoria, e um desejo ardente de trazer todos os demais para o seu próprio estado, porém esse entusiasmo poderá criar obstáculos sua causa”.

Vervain é o remédio contra o esforço em demasia. Ensina-nos que é sendo e não fazendo que as grandes obras são realizadas”.

Este tipo sofre de um excesso de entusiasmo extenuante e de grande tensão provocados pelo excesso de esforço. São defensores da justiça e podem facilmente cair no fanatismo de suas convicções,  ou enlouquecer na busca do poder absoluto.

São pessoas com muita determinação, e com propósitos e opiniões firmes. Demonstram grande coragem diante do perigo ou da adversidade. Pressionam a todos os que os cercam com seu tipo especial de entusiasmo. Gostam de liderar e dirigir, e acham mesmo que são os “escolhidos”. Falta ao “tipo Vervain” um pouco de humildade.

Os “tipos Vervain” não toleram a mediocridade, tampouco aceitam a afronta de quem possa ousar questionar suas ideias ou suas razões. Por isso, são atraídos facilmente para uma discussão. Por serem realmente sinceros, em geral não percebem como podem ser prepotentes.

As pessoas construtivas de Vervain controlam com brio suas paixões pessoais e seu mundo interior. Fazem justiça às demais pessoas elogiando-as, sem que com isso se sintam atingidas na sua própria confiabilidade ou prestígio. Respeitam os conselhos dos mais sábios e dos mais eficientes, pois realmente conhecem suas próprias limitações.

WATER VIOLET (hottonia palustris)
AQUÁRIO
Fixo — Ar
21 de janeiro — 21 de fevereiro
Um estudo deste signo oferecerá uma perspectiva valiosa do tipo Water Violet.

O signo de Aquário  é o décimo primeiro signo do zodíaco e é regido por Urano.

O tipo que precisa de Water Violet mostra uma natureza profunda e reservada, que o mantém a certa distância dos demais. São pessoas orgulhosas que se sentem superiores.

Dotados de grande equilíbrio, podem também ser desdenhosos ou condescendentes, agindo de uma forma que infere mais a não aprovação que a autocracia.  Não interferem em assuntos relativos a outras pessoas, nem toleram a interferência dos outros nos seus assuntos particulares. “Viva e deixe viver” — é o lema do “tipo water violet”. Observadores argutos da natureza e da condição humana preferem manter-se à distância para não serem culpados de tirania ou de abuso do poder. Apesar de sua indiferença, no íntimo anseiam por serem reconhecidos e considerados únicos e especiais.

Basicamente, são autossuficientes e confiam em si mesmos, sem nenhum temor íntimo de uma possível frustração.

O “tipo water violet”  é reservado, tranquilo e muito paciente. Suporta as mágoas e as tristezas em silêncio devido a sua natureza altiva e arredia. Esta reserva pode ser responsável pelo seu afastamento em relação a seus pares, e pelo consequente desperdício de seu notável talento. Quando isso acontece, esses indivíduos se intimidam, passando grande parte da vida em amarga solidão.

Obs: Para uma análise dos desequilíbrios de cada um, segundo a astrologia, é necessário observar o Mapa Natal, saber as posições do sol, Lua e ascendente, bem como a posição de alguns planetas e como: Mercúrio, Saturno etc, segundo o autor.

Por: Edna Barbosa
Terapeuta Holística
CRTH 1084

Publicado em: 4 de outubro de 2017 por

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atendimento via Whatsapp

Precisa de ajuda? Responda esta mensagem. Estou online à sua disposição!

AtendenteComo posso ajudar?